Pilates
O Pilates é um método de exercício físico e alongamento, que para a sua execução utiliza o peso do próprio corpo, possuindo diversos benefícios para os praticantes, conforme discutiremos adiante.
O método foi desenvolvido por Joseph Pilates, sendo o primeiro a explicar as teorias do desequilíbrio dentro do corpo e começou com um programa de exercícios direcionado para ginastas e dançarinos, influenciando amplamente o ballet da cidade de Nova Yorque.
Com a necessidade de ajustar o exercício para pessoas com limitações físicas e com patologias, incluindo o mentor do método, foi criado o Pilates Clínico de forma a adaptar os exercícios conforme a necessidade da pessoa e assim através de exercícios terapêuticos ajudar na sua reabilitação.
O objetivo principal do Pilates Clínico é trabalhar os estabilizadores e mobilizadores da coluna, através dos objetivos definidos para cada paciente. Em todos os exercícios trabalhamos a cadeia primária, que se define como a ativação de grupos musculares tais como: o transverso abdominal, o multifidus, o pavimento pélvico e o diafragma.
Com a realização deste tipo de exercício há menor probabilidade de compensação muscular e, por isso, o risco de lesões nas aulas é muito menor.