All for Joomla All for Webmasters
  •  

    Telefone

    (+351) 255 868 860

Museu Arqueológico Citânia Sanfins

O Museu Arqueológico da Citânia está instalado em Sanfins de Ferreira, na proximidade da Citânia, num edifício barroco, conhecido por Casa da Igreja ou Solar dos Brandões, que, com a antiga igreja e residência paroquial, constituem um conjunto arquitectónico de interesse histórico local.
O solar tem uma organização muito original e muito marcada pelo sítio. A casa foi feita, conforme garante inscrição, em 1722, sendo mais tarde nobilitada com pedra de armas, concedida em 1775. Desta época, é o portal nobre que fecha o pátio da casa, ameado e em estilo Rococó, onde se ostenta a grande pedra de armas.

O museu foi fundado em 18 de Outubro de 1947, ocupando uma sala de disponibilizada pelos proprietários do solar, foi solenemente inaugurado em 14 de Janeiro de 1984, após aquisição da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
Projectado como centro de estudo, conservação, exposição e valorização da Citânia de Sanfins e do património arqueológico do conselho, este Museu é hoje reconhecido como uma dinâmica instituição com actividades de investigação especializada, apoio pedagógico, divulgação cientifica e intervenção cultural, que se vêm afirmando de primordial importância para o conhecimento do nosso passado comum.

Com a reformulação do Museu em 1995, apoiada financeiramente por programas comunitários, a área de exposição ocupa o edifício principal do Solar dos Brandões. A reserva e a unidade de investigação e administração estão instaladas na antiga residência paroquial, e a Igreja Velha serve de auditório e espaço para exposições temporárias. Nos anexos está instalada a casa do guarda, alojamento e outros serviços de apoio.

A exposição permanente mostra o espólio das escavações da Citânia de Sanfins e os materiais arqueológicos recolhidos na área do concelho de Paços de Ferreira, documentando inúmeros vestígios das comunidades implantadas na região desde o Neolítico.

A observação dos objectos expostos no primeiro piso e em parte do rés-do-chão do Museu ajudará a compreender a vida dos povos que habitaram durante cerca de mil anos apartir da segunda metade do I milénio a.C.

A visita pode ser feita das 10h ás 12h e das 14h ás 17h excepto ás segundas- feiras. Nos meses de Junho a Setembro o Museu encerra ás 18 horas.

Espólio do Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins
Casa da Igreja / Solar dos Brandões
4595-370 Sanfins de Ferreira
Telefone: 255 862 029

 

 

Museu Arqueológico Citânia Sanfins

Solar dos Brandões
4595-370 Sanfins de Ferreira

Tel. 255 862 029

Email: museudomovel@gmail.com

Horários

3ª a Sáb.  - 09h30 às 17h00

Segunda Feira - Encerrados